Cronograma Capilar: como fazer?
Beleza

Cronograma Capilar: como fazer?

Prometi no último post que falaria um pouco sobre Cronograma Capilar, pois ele tem sido um fator essencial para manter meus cabelos com um aspecto bonito. Mas o engraçado é que algumas colegas que não comentam no blog por vergonha, não conheciam ou não sabiam muito sobre isso. Então nada melhor que uma breve explicação…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR?
É um tratamento intensivo que tem como objetivo deixar os cabelos mais saudáveis e com brilho, e é dividido em três partes: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. É indicado para quem tem cabelos crespos ou cacheados e também pra quem usa algum tipo de química, pois esses cabelos necessitam de cuidados mais intensos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
COMO FAZER?
Dizemos que é um tratamento intenso, porque usamos os produtos três vezes por semana. No primeiro dia da primeira semana fazemos hidratação, no segundo também, já no terceiro realizamos a nutrição dos fios. Na semana seguinte repetimos tudo e ao chegar na terceira semana, substituímos a nutrição pela reconstrução, uma vez que seus componentes não devem ser usados em excesso para não enrijecer demais a fibra capilar. Vejam meu calendário abaixo:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cronograma Capilar: como fazer?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
HIDRATAÇÃO
Responsável pela reposição hídrica dos fios. É com a hidratação que o cabelo ganha suavidade, maleabilidade e maciez.
Extratos vegetais (plantas ou frutos), Vitaminas, Pantenol, Glicerina, Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda, Aloe Vera, Silicones, Mel e açúcares são os componentes indicados para esse tipo de cuidado. Bepantol também é indicado para misturar nesse tipo de máscara capilar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
NUTRIÇÃO
Responsável pela reposição lipídica dos fios. É com a nutrição que devolvemos ao cabelo a oleosidade adequada para que ele se mantenha saudável e brilhoso na medida certa, não fique com frizz e permaneça sedoso.
Ceramidas, Óleos vegetais (argan, girassol, macadâmia, monöi, ojon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva), Proteínas hidrolisadas, Tutano e Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, muru muru, cacau, abacate) são os componentes indicados para esse tipo de cuidado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
RECONSTRUÇÃO
Responsável pela reposição de proteína dos fios. É com a reconstrução que o cabelo ganha força e se torna resistente às agressões do dia a dia.
Colágeno, Aminoácidos, Cisteína, Queratina, Creatina, Arginina e Proteína hidrolisada do trigo são os componentes indicados para esse tipo de cuidado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É possível identificar a máscara certa olhando os componentes, pois nem sempre o que ela promete aos fios é o que acontece de fato. Não precisa comprar produtos caros para ter garantia de bom resultado, você pode investir em uma máscara profissional e duas populares ou até mesmo três populares, o seu empenho e força de vontade é que garante um bom resultado!
Para o post não ficar muito longo, não coloquei sugestão de produto, mas se vocês desejarem, basta falar nos comentários que faço um post apenas com indicações tanto populares quanto profissionais, ok?!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Deu pra entender bem o que é e como fazer o cronograma?
Beijoca!

Nascida em São Paulo e criada em Recife, pisciana, publicitária, fotógrafa, viciada em seriados, tatuagens, tênis e apaixonada por azul.

22 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *