
5 sinais de que seus pés precisam de mais atenção
3 de novembro de 2015



A gente vive pra cima e pra baixo, usa tênis, rasteirinha, sapatilha, salto alto… Maltratamos os pés diariamente, né?! Criamos o hábito de cuidar das mãos e muitas não lembram da importância de cuidar também dos pés, afinal, são eles que sustentam o nosso corpo e, por isso, sofrem agressões praticamente durante o dia todo. Apesar de terem como função sustentar o peso do nosso corpo, os pés podem acabar sofrendo diversos tipos de desgaste natural, que podem se acentuar caso não recebam os cuidados necessários.
Veja 5 sinais bem importantes de que você pode estar deixando de dar atenção aos seus pés:
Ressecamento e asperezas: Se a pele do pé anda ressecada, é sinal de que a hidratação precisa de muita atenção. Lixar os pés pode piorar a situação, pois ele acaba rachando ainda mais. Por isso, o ideal é esfoliar uma vez por semana e hidratar com frequência.
Odor: Outro sinal frequente de descaso com nossos pés e que costuma causar grande desconforto é o mau odor. Para prevenir esse problema, evite usar meias de nylon, prefira de lã ou algodão. Outra dica bem importante é alternar os sapatos utilizados, pois usar todos os dias o mesmo par pode acentuar esse odor. É importante também guardar os calçados em um local arejado e mantê-los sempre limpos. Usar um desodorante apropriado ou talco também pode ajudar a manter os pés sem qualquer odor.
Aparência das unhas: as unhas dos pés também precisam de atenção e cuidados. O ideal é cortá-las no máximo a cada 15 dias, além de mantê-las sempre limpas. Visitar um podólogo pelo menos uma vez ao mês também pode garantir a saúde das unhas. Mudanças no aspecto das unhas merecem atenção, pois podem ser sinais de doenças de pele, como micose, que é causada por fungos e costuma ser mais frequente nas áreas quentes e pouco ventiladas.
Calosidades: usar sapatos apertados e não arejados pode aumentar o surgimento de caloss nos pés, e se você já tiver esse tipo de problema, precisa aumentar os cuidados. O primeiro passo é evitar ao máximo usar calçados inadequados, e dar sempre preferência aos que proporcionam conforto. Não tente cortar ou raspar a área afetada para tratar as calosidades, o ideal é procurar um dermatologista ou um podólogo.
Calcanhares ásperos: pele áspera e endurecida na região dos calcanhares é outro fator comum entre pessoas que não cuidam corretamente dos pés. Ela é causada pelo próprio atrito dos pés com os calçados. Nesse caso, o ideal é usar esfoliantes para eliminar as células mortas, que formam a pele endurecida. Ah, hidratar duas vezes ao dia também é muito importante e vai melhorar o aspecto da pele.
Dê mais atenção aos seus pés, afinal, pés bem cuidados fazem toda a diferença na hora de usar aquela sandália que adoramos!
Simone Bispo
Nascida em São Paulo e criada em Recife, pisciana, publicitária, fotógrafa, viciada em seriados, tatuagens, tênis e apaixonada por azul.

anterior
Estamos de cara nova!
mais recente
Mint Candy - Milani
Você pode gostar

Linha Cachos Tutanat
10 de junho de 2016
Bepantol Derma apresenta dicas para hidratar a pele durante o outono
23 de março de 2015