5 séries com protagonistas negros
Estou tentando assistir mais filmes e séries com protagonistas negros. Sinto muita carência de representatividade nas coisas que assisto e, por isso, resolvi listar 5 séries que possuem protagonistas negros e que eu simplesmente amei demais. Além disso, o fato de terem mulheres negras em posição de destaque fez com que eu me envolvesse ainda mais.
Outro ponto muito importante, é que os protagonistas não são marginalizados, como normalmente os negros são mostrados. Nessas séries, todos eles possuem uma boa condição financeira. Algumas delas têm uma pegada investigativa, que eu amo demais, já outras são mais focadas em drama ou comédia.
Scandal
A série tem como protagonista Olivia Pope, uma renomada advogada que também atua como relações públicas na Olivia Pope & Associates, com uma equipe de advogados e hackers prontos para resolver qualquer escândalo ou crise envolvendo pessoas influentes. Olivia estudou nas melhores instituições e teve um ápice em sua carreira ao ajudar na vitória de Fitzgerald Grant III ao cargo de presidente dos Estados Unidos. Por já ter trabalhado com Fitz, Olivia é constantemente solicitada para ajudar a resolver crises na Casa Branca.
Essa é uma das minhas séries preferidas por mostrar uma mulher negra crescendo profissionalmente. Ela é influente, batalhadora, às vezes escrota, mas ainda assim, é uma mulher muito inspiradora na série. Ter uma protagonista negra relacionada à Casa Branca me fez imaginar que devemos e podemos ocupar todos os espaços. Tem todas as temporadas na Netflix.
How To Get Away With Murder
Mais uma série cujo foco é o mundo do Direito e gerenciamento de crises. Annalise Keating é advogada e professora universitária, que seleciona cinco dos seus melhores alunos para trabalhar em seu escritório. Mulher negra com infância conturbada, Annalise se tornou uma das melhores advogadas de defesa criminal, porém, sua vida pessoal e profissional começa a desmoronar quando seu grupo de alunos passa a se envolver em grandes problemas.
O que me faz gostar dessa série é a quantidade de lições e tapas na cara que ela me proporciona. Ela mostra que pessoas negras podem vencer na vida, que nós mulheres temos que lutar 2 ou 3 vezes mais, mas que não podemos desistir e, principalmente, me fez aprender que não podemos e nem devemos ser fortes o tempo todo. Precisamos assumir que necessitamos de ajuda e não há nada de errado nisso! Tem quatro das cinco temporadas na Netflix.
Greenleaf
Comecei a assistir Greenleaf simplesmente porque não apenas os protagonistas são negros, mas praticamente toda a série! Além disso, é produzida por Oprah Winfrey, uma das primeiras na minha lista de mulheres negras incríveis. A série relata bastidores de uma grande igreja evangélica e aborda de maneira delicada e precisa assuntos como adultério, homossexualidade, corrupção em templos evangélicos, pedofilia, abuso de poder e relações abusivas.
Uma das personagens principais é Grace, uma das filhas do poderoso pastor James, que retorna para a casa da família a fim de investigar o real motivo da morte de sua irmã mais nova. O retorno de Grace provoca uma série de acontecimentos inesperados e isso deixa a série muito interessante. Todas as temporadas estão disponíveis na Netflix.
Dear White People
Baseada num filme de mesmo nome, Dear White People é uma série com elenco bem jovem, pois se passa num centro universitário e aborda temas como racismo, objetivos profissionais, drogas, lgbtq+, relações interraciais. Cada episódio aborda um pouco de um tema e também de um personagem, então, todos acabam sendo meio protagonistas. Essa série é uma das minhas preferidas no universo negro, pois aponta muitas situações que nós vivemos enquanto pessoas negras e o quanto nos incomoda. Tem as duas temporadas na Netflix.
Grown-ish
Grown-ish foi indicação de uma amiga e quando ela falou que tocava em temas como racismo, corri pra assistir! É uma série meio adolescente, mas os temas abordados são bem pertinentes. Numa pegada cômica, eles falam sobre racismo, solidão da mulher negra, objetivos profissionais, drogas, lgbtq+, relações amorosas e abusivas. Para mim, mostrar a solidão da mulher negra na prática e sem floreios foi muito importante, porque ainda existem muitas pessoas que não acreditam nisso. Tem apenas a primeira temporada na Netflix.
Essas são as que eu acompanho, mas certamente tem outras como Atlanta e Luke Cage, que já estão na minha lista e provavelmente foi comentar aqui no blog. E tu, já viu alguma outra e gostaria de me indicar?
Simone Bispo
Nascida em São Paulo e criada em Recife, pisciana, publicitária, fotógrafa, viciada em seriados, tatuagens, tênis e apaixonada por azul.
3 Comentários
Ana Lu Fragoso | Blog Oxente Menina
Amo Scandal e HTGAWM, as outras não assisti ainda, e Greenleaf nem conhecia. Ótimo post e ótima reflexão. A propósito, lembrei de um dos meus filmes favoritos dos últimos tempos que tb tem protagonistas negras: Estrelas Além do Tempo.
Simone Bispo
Menina, Greenleaf quase ninguém assiste e eu fico sem ter com quem debater, é sofrido! hahaha
Já anotei essa dica de filme pra assistir no fim de semana.
GABRIELLA
Olá, tenho mais algumas para recomendar
Insecure
Black-ish (a Grown-ish é uma extensão dela)
Queen Sugar
LA’s finest
On mi block
Black earth rising
Family Reunion