5 filmes que abordam feminismo
Feminismo,  Filmes

5 filmes que abordam feminismo

5 filmes que abordam feminismo

 

Ser feminista é uma tarefa diária.
Eu demorei muito pra me identificar como feminista e, acredito que ainda estou engatinhando nessa batalha. Por isso, acho muito massa a gente estar sempre lendo sites confiáveis, lendo livros sobre o tema e, assistir filmes e documentários é uma das formas mais fáceis de aprender um pouco e refletir sobre a evolução do feminismo até hoje. Resolvi trazer cinco filmes que assisti e que abordam o feminismo de uma maneira bem fácil de ser visto e analisado.

Preciosa

Eu comprei o dvd despretensiosamente lá em Recife, mas confesso que só tive coragem e forças pra assistir há pouco tempo quando notei que estava disponível na Netflix. Nos 10 primeiros minutos de filme tive a sensação de estar levando um soco no estômago, pois é um filme bem dolorido. Preciosa relata a história de uma adolescente que engravida do próprio pai pela segunda vez, tem uma mãe abusiva e, aos 16 anos, não sabe ler e escrever. Tudo em sua vida passa a mudar quando ela migra para uma escola alternativa, mas, sempre com muita dificuldade.
Preciosa - 5 filmes que abordam feminismo

As Sufragistas

Eu comemorei a estreia desse filme, mas depois deixei de lado por motivos ligados ao feminismo negro. Meses atrás vi que estava disponível na Netflix e lá fui eu assistir. As Sufragistas é um filme que fala sobre o início do movimento feminista no século XX, onde as mulheres no Reino Unido lutavam pelo direito ao voto. É um bom filme, mas como a maioria, deixa de lado as mulheres negras e isso me fez demorar pra assistir.
As Sufragistas - 5 filmes que abordam feminismo

India’s Daughter

É um dos filmes mais bonitos que já assisti! Filha da Índia relata como a morte de uma mulher que foi estuprada por seis homens, causou indignação nas mulheres indianas levando-as a ir para as ruas protestar e mobilizar o mundo contra esse tipo de ato. Esse filme faz a gente refletir sobre nossa existência perante a sociedade, sobre nosso espaço e sobre nossa união e sororidade.
India's Daughter - 5 filmes que abordam feminismo

Olga

No mesmo caminho de As Sufragistas, Olga é um filme nacional que conta a história de Olga Benário, uma jovem judia alemã que é militante comunista e, após treinamento militar, recebe a tarefa de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil. Olga e Luís se apaixonam e seguem numa batalha contra o nazismo e na esperança de sobreviverem aos tempos caóticos do país. Olga mostra claramente sua força do começo ao fim do filme. Vale a pena conferir!
Olga - 5 filmes que abordam feminismo

Frida

Frida foi uma mulher à frente de seu tempo, um grande exemplo de feminista! O filme conta a história de Frida Khalo, uma pintora mexicana de personalidade forte, bissexual e que vê sua vida mudar ao sofrer um acidente de ônibus e ficar um tempo sem andar. Na minha opinião, todo mundo deve assistir para conhecer um pouco mais sobre a Frida.
Frida - 5 filmes que abordam feminismo
E se você convive com alguma garotinha, existem alguns desenhos bem legais que também abordam esse tema de maneira leve, discreta e divertida.

Valente

O desenho conta a história de Merida, uma jovem princesa que foi criada para ser uma rainha perfeita, segundo as nomas e etiquetas do seu reino. Porém, Merida não quer se casar, prefere cavalgar e praticar arco e flecha. É uma animação muito bonita que fala de empoderamento, mas também fala sobre a importância das nossas escolhas e consequências.
Valente - 5 filmes que abordam feminismo

Frozen

Frozen conta a história das irmãs Anna e Elsa, que eram bem unidas, mas por causa de um incidente com os poderes de Elsa, são afastadas por seus pais. Após a morte deles, Elsa deveria assumir o trono, mas um novo incidente acontece, fazendo a irmã mais velha se afastar novamente e se tornar uma mulher amargurada. Apesar da musiquinha que gruda na cabeça, é uma animação que mostra muito sobre sororidade e aceitação. Vale a pena incentivar a criançada a assistir!
Frozen - 5 filmes que abordam feminismo
Você já assistiu algum desses filmes? Tem algum outro para indicar nessa mesma temática?
Conta pra mim nos comentários!

Nascida em São Paulo e criada em Recife, pisciana, publicitária, fotógrafa, viciada em seriados, tatuagens, tênis e apaixonada por azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *