1ª Semana Brasileira de Moda

25.9.17

Vem aí: 1ª Semana Brasileira de Moda


O setor de têxtil e confecção é um negócio de grande importância para a economia brasileira, que fatura cerca de 40 bilhões de dólares ao ano. Somos o quarto maior parque produtivo de confecção, o quinto maior produtor têxtil, o segundo maior produtor e terceiro maior consumidor de denim do mundo, e referência mundial em design de moda praia e jeanswear, além de começarmos a ter relevância nos segmentos de fitness e lingerie. Somos a última cadeia têxtil completa do Ocidente; temos a produção das fibras, fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções, varejo, comunicação e um número enorme de escolas e moda. Apesar disso, o cenário da moda não está favorável para grande maioria dos participantes do setor. E isso faz surgir a pergunta: O que falta para o Brasil aproveitar o seu potencial no setor de moda?

Esta edição do CINM tem como tema “O Futuro da Moda”. A proposta é integrar academia e mercado para traçar caminhos que auxiliem profissionais e empresas a se posicionarem bem no setor, e para isso se propõe a trazer pessoas, empresas e ideias diferentes e, por meio de palestras, trabalhos científicos, rodas de conversa, oficinas e exposições, construir um retrato dos negócios da moda no Brasil e no mundo.

Vem aí: 1ª Semana Brasileira de Moda

“GPS: Onde estamos, para onde vamos” (26/09, EACH/USP)

Terá abertura e mediação de André Robic, presidente do Congresso e Diretor Executivo do IBModa, e como keynote speaker, Paulo Vaz, diretor geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que mostrará como o país traçou e implementou um programa estratégico, reinventou sua indústria de moda e bateu as metas estabelecidas muito antes da data prevista. Na sequência, Marcelo Prado, do IEMI, Flávio Bruno, da UERJ eRafael Cervone, da ABIT, apresentarão a sua visão do momento da moda e de seu futuro. Finalmente, Alexandre Brett (Replay), Marina Kodooka (Levi`s), e Adriana Papavero (Lectra) apresentarão sua visão do futuro da moda, e a forma como suas empresas estão se preparando. Carol, Delgado (Puxadinho) encerrará essa seção, abordando de forma antropológica o presente e o futuro da moda.

Na parte da tarde haverá a apresentação de trabalhos científicos selecionados erodas de conversa, abordando os temas Gênero e Moda, comLucas Menezes (D-Aura), Suzana Avelar (EACH-USP) e Maíra Arcoverde (ETEC Carlos de Campos),Pluralidade e Padrão Estético, com Aline Vito (Aline Vito), Giovana Pitondo (Rebel) e Mariana Camargo (Clamarroca Plus) e Tendência e Apropriação Cultural, com Lúcia Udemezue (coletivo Manifesto Crespo), Cynthia Mariah (ANAMAB).

“Formas e Volumes: Pensando Fora da Caixa” (27/09, EACH/USP)

Trará Bernhard Heinz, da ISPO, maior feira esportiva do mundo e responsável pelo Textrends, concurso de inovação em produtos esportivos que em breve chegará ao Brasil. e Rita Wu, arquiteta e designer, que une biologia, arquitetura, música, medicina e design, entre outras coisas, para criar nova concepções de ideias, de processos e de produtos. A integração promovida pelas redes e pela tecnologia lançam novos modelos de negócio, que serão exemplificados por Alfredo Oróbio (Away to Mars) e Mariana Marcílio (PluviON). Para fechar as apresentações da manhã será abordada a necessidade da sustentabilidade como uma das bases para qualquer empresa que deseje participar do setor, por Renan Serrano (Trendt), Fábio Uehara e Diogo Hayashi, (Lab Fashion),Mariana Dib (Follow The Colours), Fernanda Simon (Fashion Revolution) e Flávia Aranha (Flávia Aranha).

Na parte da tarde haverá a apresentação de trabalhos científicos e serão oferecidasduas oficinasMão na Massa, com Bruna Castro e Nádia Mello do DesguardaRoupaeTingimento Natural, com Flávia Aranha.

“Farmácia: Pílulas para o seu Negócio” (28/9, EACH/USP)

terceiro dia do CINM terá abertura e mediação de Luciane Robic, diretora executiva do CINM. Os keynote speakers serão André Carvalhal (Ahlma) e Jaime Troiano (Troiano Branding), que irão abordar o propósito como motor das marcas. E as duas últimas mesas da manhã têm tudo para fechar as apresentações do CINM em grande estilo. Na provocação “O mundo está cor de rosa?” teremos Fábio Mariano (InSearch), Carolina Althaller (Artplan) e Bruno do Capão (Lado B) demonstrando o impacto das profundas mudanças pelas quais estamos passando e passaremos. Para fecharMario Hirata (Invel), André Hidalgo (Casa dos Criadores), Higo Lopes(Granado-Phebo) e Livia Barros (Ken-gá Bitchwear) mostrarão que mesmo excelentes ideias muito bem implementadas exigem muito planejamento e dedicação para terem sucesso, na mesa que tem como tema Highlander - o mercado não é para os fracos.

Na parte da tarde haverá duas rodas de conversa: Responsabilidade Socioambiental na Moda, com Natacha Barros e Gerfried Gaulhofer (Pano Social), Marisa Ferragutt (Ecosimple) e Ana Sudano (Grama), e Moda e Tecnologia, com Maria Fernanda Napole (Dafiti) e Joyce Pires (Consultora de Inovação Têxtil)


Outros eventos da 1ª Semana Brasileira de Moda

Fashion Film Festival (25/09, 19H, UNIBES CULTURAL)
A abertura da Primeira Semana Brasileira de Moda será com a final do Fashion Film Festival, rede de festivais de filmes publicitários de moda, que escolherá os melhores filmes das categorias Autor, Marca, Técnico, Estudante e Internacional, aberta somente a convidados e inscritos no CINM. Inscrições de filmes gratuitas.

Pich StartUs de Moda (29/09, 9h30, QUINTAL 1620)
Pitch para apresentação de projetos inovadores, apoiados n os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os dois ganhadores receberão acesso ao programa de incubação da Habits Incubadora-Escola e consultoria do IBModa. Inscrições gratuitas.

Feira Join Makers (29/09, 12h00, QUINTAL 1620)
Feira com curadoria do IBModa e do Moda Sem Crise, com produtos e oficinas especiais e diferenciados.




Serviço:
CINM - Congresso Internacional de Negócios da Moda
Data: entre 26 e 28 de setembro
Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH), na Zona Leste de São Paulo

Leia também:

0 comentário(s)

Receba as atualizações no seu email!

Seguidores