5 sinais de que seus pés precisam de mais atenção

3.11.15


A gente vive pra cima e pra baixo, usa tênis, rasteirinha, sapatilha, salto alto... Maltratamos os pés diariamente, né?! Criamos o hábito de cuidar das mãos e muitas não lembram da importância de cuidar também dos pés, afinal, são eles que sustentam o nosso corpo e, por isso, sofrem agressões praticamente durante o dia todo. Apesar de terem como função sustentar o peso do nosso corpo, os pés podem acabar sofrendo diversos tipos de desgaste natural, que podem se acentuar caso não recebam os cuidados necessários.

Veja 5 sinais bem importantes de que você pode estar deixando de dar atenção aos seus pés:

Ressecamento e asperezas: Se a pele do pé anda ressecada, é sinal de que a hidratação precisa de muita atenção. Lixar os pés pode piorar a situação, pois ele acaba rachando ainda mais. Por isso, o ideal é esfoliar uma vez por semana e hidratar com frequencia.

Odor: Outro sinal frequente de descaso com nossos pés e que costuma causar  grande desconforto é o mau odor. Para prevenir esse problema, evite usar meias de nylon, prefira de lã ou algodão. Outra dica bem importante é alternar os sapatos utilizados, pois usar todos os dias o mesmo par pode acentuar esse odor. É importante também guardar os calçados em um local  arejado e mantê-los sempre limpos. Usar um desodorante apropriado ou talco também pode ajudar a manter os pés sem qualquer odor.


Aparência das unhas: as unhas dos pés também precisam de atenção e cuidados. O ideal é cortá-las no máximo a cada 15 dias, além de mantê-las sempre limpas. Visitar um podólogo pelo menos uma vez ao mês também pode garantir a saúde das unhas. Mudanças no aspecto das unhas merecem atenção, pois podem ser sinais de doenças de pele, como micose, que é causada por fungos e costuma ser mais frequente nas áreas quentes e pouco ventiladas.

Calosidades: usar sapatos apertados e não arejados pode aumentar o surgimento de caloss nos pés, e se você já tiver esse tipo de problema, precisa aumentar os cuidados. O primeiro passo é evitar ao máximo usar calçados inadequados, e dar sempre preferência aos que proporcionam conforto. Não tente cortar ou raspar a área afetada para tratar as calosidades, o ideal é procurar um dermatologista ou um podólogo.

Calcanhares ásperos: pele áspera e endurecida na região dos calcanhares é outro fator comum entre pessoas que não cuidam corretamente dos pés. Ela é causada pelo próprio atrito dos pés com os calçados. Nesse caso, o ideal é usar esfoliantes para eliminar as células mortas, que formam a pele endurecida. Ah, hidratar duas vezes ao dia também é muito importante e vai melhorar o aspecto da pele.


Dê mais atenção aos seus pés, afinal, pés bem cuidados fazem toda a diferença na hora de usar aquela sandália que adoramos!

Leia também:

0 comentário(s)

Receba as atualizações no seu email!

Seguidores