5 dicas para melhorar as fotos de suas postagens

2.9.15


Tirar fotos legais para o seu blog parece um bicho de sete cabeças, porém, é mais fácil do que você imagina. Se você não possui uma câmera profissional, não se desespere, alguns celulares e câmeras compactas possuem funções que vão te ajudar a deixar suas fotos melhores e com uma diferença notável, basta conhecer melhor seu equipamento e se ligar nas dicas a seguir.

1. Leia o manual de instruções da câmera
Parece brincadeira, mas esse é um passo fundamental. Sua câmera pode ter funções que você nem imagina, pois geralmente achamos que não é necessário ler o manual. Muitas vezes, as câmeras compactas possuem algumas funções das câmeras DSLR que não ficam visíveis, mas estão lá, bem explicadas no esquecido manual.

2. Faça uso da regra dos terços
Você já ouviu falar da regra dos terços? Tanto em câmeras quanto em celulares, é possível ativar uma grade no visor composta por duas linhas verticais e duas linhas horizontais. Não tenha medo de tirar seu objeto principal do centro da foto, escolha um dos pontos de interesse visual (onde as linhas se encontram) para focar e componha o plano secundário com algo que não chame tanta atenção.

3. Evite usar muito o zoom digital
Diferente do zoom óptico, o zoom digital (presente em celulares, câmeras compactas e de lente fixa) tende a tirar a qualidade da imagem deixando-a mais granulada. Tente se aproximar o máximo possível de seu objeto sem fazer uso do zoom digital.

4. Use o Macro para fotografar detalhes
Vai fotografar um produto ou os detalhes daquela peça de roupa? Aciona o modo Macro da sua câmera (simbolizado por uma flor) e se aproxime o máximo possível do que vai fotografar. Mas atenção, não chegue próximo demais, você pode perder o foco.

5. Não abuse do uso do flash
Procure fazer o maior proveito possível da luz natural e até mesmo da iluminação de sua casa, pois em alguns casos, o flash pode acabar estragando a fotografia no lugar de ajudar. Se for possível, configure o ISSO de sua câmera (presente também em alguns celulares) para aproveitar a luz do ambiente sem flash. Outra alternativa para quem tem flash pop-up (presente em câmeras DSLR ou de lente fixa) é utilizar um rebatedor no flash. Você pode improvisar com papel branco ou comprar um específico.


Dica extra: procure ficar o mais imóvel possível na hora do clique, assim o risco da foto ficar tremida é menor. Prender um pouco a respiração e aproximar os braços do seu corpo também são de grande ajuda. Ainda acha que vai tremer? Um tripé pode ser a solução!



Postado originalmente no Blog Mais

Leia também:

2 comentário(s)

  1. Oi, Si! Depois que eu descobri que existe uma Lente wide/macro para Celular, a qualidade das fotos do Blog Mudou! As dicas que você deixou são realmente imprescindíveis! Um dia ainda vou ter uma câmera bem Maravilhosa, mas enquanto isso não acontece, vou me virando aqui como posso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com celular também dá pra fazer muita foto boa, sigo uns perfis incríveis de fotógrafos que só usam o celular. Vou juntar umas dicas e postar aqui, tá?! :)

      Excluir

Receba as atualizações no seu email!

Seguidores