Cronograma Capilar: como fazer?

10.7.13


Prometi no último post que falaria um pouco sobre Cronograma Capilar, pois ele tem sido um fator essencial para manter meus cabelos com um aspecto bonito. Mas o engraçado é que algumas colegas que não comentam no blog por vergonha (minhas anormais), não conheciam ou não sabiam muito sobre isso. Então nada melhor que uma breve explicação...


O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR?
É um tratamento intensivo que tem como objetivo deixar os cabelos mais saudáveis e com brilho, e é dividido em três partes: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. É indicado para quem tem cabelos crespos ou cacheados e também pra quem usa algum tipo de química, pois esses cabelos necessitam de cuidados mais intensos.


COMO FAZER?
Dizemos que é um tratamento intenso, porque usamos os produtos três vezes por semana. No primeiro dia da primeira semana fazemos hidratação, no segundo também, já no terceiro realizamos a nutrição dos fios. Na semana seguinte repetimos tudo e ao chegar na terceira semana, substituímos a nutrição pela reconstrução, uma vez que seus componentes não devem ser usados em excesso para não enrijecer demais a fibra capilar. Vejam meu calendário abaixo:


HIDRATAÇÃO
Responsável pela reposição hídrica dos fios. É com a hidratação que o cabelo ganha suavidade, maleabilidade e maciez.
Extratos vegetais (plantas ou frutos), Vitaminas, Pantenol, Glicerina, Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda, Aloe Vera, Silicones, Mel e açúcares são os componentes indicados para esse tipo de cuidado. Bepantol também é indicado para misturar nesse tipo de máscara capilar.


NUTRIÇÃO
Responsável pela reposição lipídica dos fios. É com a nutrição que devolvemos ao cabelo a oleosidade adequada para que ele se mantenha saudável e brilhoso na medida certa, não fique com frizz e permaneça sedoso.
Ceramidas, Óleos vegetais (argan, girassol, macadâmia, monöi, ojon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva), Proteínas hidrolisadas, Tutano e Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, muru muru, cacau, abacate) são os componentes indicados para esse tipo de cuidado.


RECONSTRUÇÃO
Responsável pela reposição de proteína dos fios. É com a reconstrução que o cabelo ganha força e se torna resistente às agressões do dia a dia.
Colágeno, Aminoácidos, Cisteína, Queratina, Creatina, Arginina e Proteína hidrolisada do trigo são os componentes indicados para esse tipo de cuidado.


É possível identificar a máscara certa olhando os componentes, pois nem sempre o que ela promete aos fios é o que acontece de fato. Não precisa comprar produtos caros para ter garantia de bom resultado, você pode investir em uma máscara profissional e duas populares ou até mesmo três populares, o seu empenho e força de vontade é que garante um bom resultado!

Para o post não ficar muito longo, não coloquei sugestão de produto, mas se vocês desejarem, basta falar nos comentários que faço um post apenas com indicações tanto populares quanto profissionais, ok?!

Deu pra entender bem o que é e como fazer o cronograma?
Beijoca!

Leia também:

19 comentário(s)

  1. Mulher, to querendo fazer o cronograma, mas a preguiça não deixa hahaha quero sim indicação de produtos!!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flooorrr....faça!!! Jogue a preguiça de lado e vais ver que vale a pena!!!bjooooooo

      Excluir
    2. Olha Lu, no começo dá preguiça mesmo, mas quando você começa a ver o resultado se empolga! Vou organizar um post só com sugestão de produtos populares e profissionais. =)

      Excluir
  2. Genteeees....tô feliz da vida com os resultadosss!!! E apenas acabei a primeira semana!!!Agora é que vou persistir meeesmo!!!!! Valeu Simone, pelas dicas maravilhosas!!!bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Flávia, o segredo é não desanimar, os resultados vão aparecendo e cada vez mais no empolgamos!

      Excluir
  3. Estou louca pra fazer o cronograma, e gostaria sim das indicações!

    ResponderExcluir
  4. depois que acabar o primeiro mes do cronogrma pode continuar.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. espero que esteja fazendo e gostando do resultado! ;)

      Excluir
  6. Eu adorei as dicas!!!

    Queria saber se em todas as etapas do cronograma, eu posso colocar a mascara misturada na maizena ou devo colocá-las pura?
    O óleo de ricínio pode ser colocado na etapa de nutrição?

    Obrigda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Germana, não costumo misturar minhas máscaras com nenhum produto que não seja óleo ou bepantol, sabe?!

      Excluir
  7. Olá. O cronograma tem q ser feito todo mês direto ou tem algum intervalo?

    ResponderExcluir
  8. Esse cronograma é feito por quanto tempo? Novíssima nesse ramo, precisando urgentemente.

    ResponderExcluir
  9. Show de bola amei vou fazer na hora. Obrigada bb vjusss

    ResponderExcluir

Receba as atualizações no seu email!

Seguidores